• contato@projetaonline.com.br
  • Bairro Itacorubi - Florianópolis – SC
  • (48) 3025-6793

Blog

DOAR FAZ BEM

Escolha um projeto social e faça sua doação com abatimento fiscal

Somos um povo solidário por natureza, em um país repleto de problemas sociais a serem resolvidos. Muitos querem ajudar, se envolver em causas sociais e participar de algo que lhes dê propósito. Entretanto, na maioria das vezes, as pessoas não sabem como fazer, ou por onde começar.

Segundo o World Giving Index, estudo global realizado ao longo de 10 anos com mais de 1,3 milhões de pessoas em 162 países, o Brasil é o 8º. no ranking da América Latina e o 74º. no ranking global entre os países que mais doam, seja através de ajuda a um estranho, doação em dinheiro ou ações de voluntariado, com 28% a população envolvida em ações solidárias. A publicação completa do Relatório Global pode ser acessada no site do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, que representa a CAF – Charities Aid Foundation no Brasil. Acessar no link https://www.idis.org.br/quase-metade-da-populacao-mundial-ja-ajudou-um-desconhecido-aponta-estudo-divulgado-pelo-idis/

Fortalecer a cultura da doação no Brasil é o nosso maior propósito, pois queremos que cada vez mais pessoas doem e ajudem o próximo. Esse fluxo de solidariedade certamente alcança quem mais precisa – e assim vamos todos juntos em construção de um país e um mundo melhor. Além disso, doar faz bem! Quando a gente doa, seja nosso tempo, ou dinheiro, ou até mesmo um abraço, quem mais se beneficia somos nós mesmos, pois a gratidão ocupa espaço.

Fica, então, um convite para este final de ano: vamos doar?

E que tal doar dinheiro para uma instituição social de sua escolha e receber abatimento fiscal de 100% do valor doado? Melhor ainda, não é mesmo? Destinar impostos para projetos sociais é bem simples. Veja abaixo algumas informações de como tudo funciona:

Todas as pessoas físicas que fazem declaração completa de imposto de renda, podem destinar até 8% para projetos sociais, culturais, esportivos ou de saúde, à sua escolha, através de mecanismos de incentivo fiscal.

INCENTIVOS FISCAIS % DOAÇÃO
Lei Rouanet

6%

Lei do Audiovisual
Lei de Incentivo ao Esporte
FIA – Fundo da Infância e Adolescência
Fundo do Idoso
PRONON (ações de combate ao câncer)

1%

PRONAS (pessoas com deficiências)

1%

O primeiro passo é calcular quanto podemos doar, quanto representa esses 8%. A base de cálculo é o “imposto devido anual”. É possível usar como referência a última declaração de imposto de renda ou fazer uma simulação aqui: http://bit.ly/2X4A09Y Neste simulador da Receita Federal há um cálculo automático para doações de incentivo fiscal.

O segundo passo é escolher o projeto social que deseja apoiar. O projeto deve estar previamente aprovado nos órgãos financiadores e possuir publicação em Diário Oficial. Cada projeto destes possui uma conta corrente específica para receber doações. Fique seguro!

6% do imposto devido pode ser direcionado para projetos com incentivos fiscais via Lei Rouanet (cultura) e/ou Lei do Audiovisual (cinema) e/ou Lei de Incentivo ao Esporte (esporte) e/ou FIA (crianças e adolescentes) e/ou Fundo do Idoso.

1% do imposto devido pode ser direcionado para projetos com incentivos fiscais no PRONON (ações de combate ao câncer).

1% do imposto devido pode ser direcionado para projetos com incentivos fiscais no PRONAS (ações de assistência à pessoa com deficiência).

Se você não conhece nenhum projeto habilitado nestes mecanismos, acesse aqui uma página com vários projetos para você escolher: https://www.facebook.com/campanhadoarfazbem/ Os projetos têm a nossa curadoria e já passaram por todos os processos legais dos incentivos fiscais. Escolha os projetos que deseja apoiar!

Ao escolher o projeto, entre em contato conosco no contato@projetaonline.com.br ou (48) 3025-6793 (este número você pode adicionar também no whatsapp). Iremos informar a conta corrente do projeto escolhido para que seja feita a doação.

O valor da doação deve ser feito até 30 de dezembro de 2019.

Será emitido um RECIBO OFICIAL da sua doação, que deverá ser juntado à sua documentação para a declaração de imposto de renda em abril de 2020. Você irá declarar o valor doado, como “doação de incentivo fiscal” e receberá 100% do valor em abatimento fiscal. Se tiver “imposto a restituir”, o valor doado virá somado no valor da sua restituição.

Todos os anos, milhares de projetos sociais no Brasil deixam de acontecer por falta de recursos. São projetos que atendem crianças, adolescentes, pessoas com deficiências, projetos que estimulam a cultura e o esporte, que contribuem para a área da saúde e oferecem oportunidades de inclusão social. Somos 11.700.619 brasileiros que declaram imposto de renda na modalidade completa e que podem fazer este tipo de doação. Porém, infelizmente, ainda engatinhamos quando o assunto é a cultura da doação. Apenas 0,1% dos brasileiros utilizam esses mecanismos. Precisamos mudar essa atitude. Utilizamos apenas 60% da renúncia fiscal concedida no país para projetos sociais. O restante não é utilizado, porque as pessoas não doam. Sabe quanto representa esse percentual? R$ 1,5 bilhões anualmente. Esse dinheiro, certamente, faz muita falta para a sua comunidade.

Através da destinação do imposto de renda, podemos escolher e acompanhar o destino de pelo menos 8% de nossos impostos. Podem ser beneficiadas organizações do nosso próprio bairro ou cidade, nas quais acreditamos e conhecemos a seriedade do trabalho.

Vamos compartilhar essa ideia?

Escolha um projeto social e faça sua doação com abatimento fiscal. Estaremos prontos para lhe auxiliar com sua primeira doação incentivada. Entre em contato. Doe.

 

Clarissa Iser é captadora de recursos, diretora da PROJETA Planejamento e Marketing e empreendedora da plataforma BEE THE CHANGE, que tem como propósito aproximar doadores e projetos sociais que usam mecanismos de renúncia fiscal. É coordenadora do núcleo catarinense da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos e associada à a AFP – Association of Fundraising Professionals, com mais de 15 anos de experiência e atuação nessa área. Já auxiliou mais de 1.500 projetos sociais no Brasil a buscarem recursos para sua realização.

 

E por falar em doação – agradecemos ao artista plástico Luciano Martins que gentilmente doou sua arte para ilustrar e inspirar essa campanha <3

Compartilhar

Posts by 

Siga-nos no Facebook

Enter your keyword: