• contato@projetaonline.com.br
  • Bairro Itacorubi - Florianópolis – SC
  • (48) 3025-6793

Blog

A beleza que faz sentido.

Para o Instituto Avon, o poder da mulher é determinante para o desenvolvimento coletivo, pois influencia famílias e comunidades para o alcance da igualdade de gêneros e de oportunidades.  

Já era o último dia do Festival ABCR, evento que promove capacitação na área de captação de recursos, com muita chuva em São Paulo, daquelas de alagar a cidade toda. Entrei no auditório e me deparei com ela, grávida de 9 meses, pele negra, linda, salto alto vermelho, empoderada com o microfone nas mãos. Mafoane Odara, coordenadora de projetos do Instituto Avon contando ao público a luta empregada nas causas ligadas às mulheres, seja no combate ao câncer de mama ou na violência contra a mulher através do Investimento Social Privado promovido pelo Instituto Avon. O sexo do bebê, alguém perguntou. O que importa? Que seja natural e escolhido por seu futuro bebê.

O Instituto Avon atua desde 2003 no Brasil, abraçando a causa do empoderamento da mulher, especialmente relacionado ao enfrentamento do câncer de mama e a violência contra a mulher.

Em 2016 impactou mais de 5 milhões de pessoas com seus 257 projetos, investindo R$ 13,4 milhões de recursos de Investimento Social Privado neste trabalho. Vinculado à rede da Avon, que possui mais de 1,5 milhões de revendedoras no Brasil, o Instituto apoia projetos por meio da doação de parte do lucro da revenda de produtos específicos do folheto Avon. Além disso, coloca à venda, no próprio folheto, alguns produtos próprios, cujo valor de venda é integralmente revertido para as causas.

Por meio da beleza, o Instituto acredita que pode salvar vidas e empoderar mulheres. Essa é a beleza que faz sentido para o Instituto Avon. Sua atuação promove a autonomia da mulher e a mudança de atitude, especialmente relacionada ao comportamento masculino e fatores culturais que, infelizmente, levam a surpreendentes índices de violência contra a mulher.

O Instituto promove e participa do Fórum Fale Sem Medo, que acontecerá em novembro deste ano em São Paulo, para falar sobre este tema tão importante e disponibiliza um fundo para investir em projetos. O edital será lançado no próximo mês de junho e irá selecionar 20 projetos, sendo 5 de órgãos governamentais.

As ações de combate ao câncer de mama, segundo Mafoane, se apoiam em 4 pilares: conhecimento (capacitação de profissionais de saúde e produção de conteúdos educativos e informativos para a conscientização sobre a doença), articulação (apoio às redes de advocacy e instituições filantrópicas voltadas para a influência em políticas públicas de saúde e apoio às mulheres com câncer de mama), apoio a projetos (doação de recursos para construção de centros de detecção precoce, unidades móveis para rastreamento mamográfico, apoio a pesquisas científicas, além da compra de equipamentos para hospitais e unidades de saúde) e engajamento e impacto (realização de eventos em todo o Brasil, com o apoio da força de vendas da Avon, para a disseminação de informação e fomento aos cuidados com a saúde das mamas).

As ações relacionadas à violência contra mulher também se apoiam nos mesmos 4 pilares de atuação: conhecimento (produção de conteúdos relevantes para o avanço da causa e disseminação das informações), articulação (promoção de espaços de transformação e integração entre os diversos atores da rede de proteção à mulher em situação de violência para potencializar a incidência em políticas públicas), apoio a projetos (apoio financeiro e estratégico a iniciativas de enfrentamento à violência contra a mulher) e engajamento e impacto (criação de ações de engajamento e impacto envolvendo especialistas e membros da sociedade civil).

Se a atuação de sua ONG estiver alinhada com estas ideias, converse com o Instituto. Envie seus projetos para instituto@avon.com ou participe dos editais.

“A cada mulher que vence o câncer de mama e se liberta de situações de violência, a beleza de nossas ações de renova. Essa é a verdadeira Beleza que faz Sentido!” – David Legher, Presidente da Avon Brasil.

http://www.institutoavon.org.br

Conheça a pesquisa do Instituto Avon sobre O PAPEL DO HOMEM NA DESCONSTRUÇÃO DO MACHISMO

Clarissa Iser é captadora de recursos, diretora da PROJETA Planejamento e Marketing e adora compartilhar histórias de Investimento Social Privado que fazem a diferença em nosso país.

  Tags:   , , ,
Compartilhar

Posts by 

Siga-nos no Facebook

Enter your keyword: